VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA OCORRÊNCIA DO FOGO NOS BIOMAS BRASILEIROS COM BASE NA ANÁLISE DE PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v44i2.15119Resumo
O estudo das relações entre o fogo e a dinâmica das paisagens brasileiras resulta fundamental para uma melhor compreensão dos processos ecológicos e dos impactos humanos incidentes sobre a dinâmica da paisagem. O presente artigo busca explorar a dinâmica de variação espaço-temporal de ocorrência de queimadas nos biomas brasileiros nos últimos 18 anos (2001-2018), com base no produto MCD64A1 v006 de área queimada e a base de dados de uso e cobertura da terra do projeto Mapbiomas. O Cerrado apresentou 62,2% do total queimado registrado no período analisado, seguido do bioma Amazônia, com 23,5%. Pampa, Mata Atlântica e Amazônia apresentaram uma incidência de queimadas superior a ≈50% em áreas com usos da terra agropastoris, enquanto nos biomas Cerrado, Caatinga e Pantanal as queimadas ocorreram principalmente sobre áreas de formação vegetal natural. Comprova-se o potencial de combinação de uso de produtos derivados de sensoriamento remoto para análise dos padrões de áreas queimadas, gerando-se relevantes informações a respeito das influências antrópicas na alteração dos regimes de fogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0