Verdade, mentira ou apenas um caso de poesia? A produção imaginária cultivada na escola

Autores

  • Rita de Cássia Cristofoleti Universidae Estadual de Campinas
  • Cláudia Beatriz de C. Nascimento Ometto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n51.p64-78

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, mediação, linguagem, imaginação, criação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar uma prática pedagógica na qual alunos de um quarto ano do Ensino Fundamental viveram um processo criativo mediado pela leitura da literatura procurando compreender até que ponto, a produção imaginária é cultivada na escola. O referencial teórico adotado foi a perspectiva Histórico-Cultural de desenvolvimento humano que considera que quanto mais rica for a experiência social e cultural da criança, mais possibilidades existirá de criação e de imaginação, portanto, cabe a escola possibilitar meios de desenvolvimento da criação aos seus alunos. O episódio recortado para análise faz parte da coleta de dados de uma das pesquisadoras durante o percurso de mestrado. Metodologicamente, a pesquisa de cunho qualitativo documentou as relações de ensino vividas por uma professora e seus alunos através de audiogravação e anotações em diário de campo. Também foram tomados como dados os planos de ensino da professora e as atividades produzidas pelos alunos. Conclui-se que o ato de criação e o lugar do imaginário como condição essencialmente humana, pela mediação da linguagem, pode ter lugar na escola ao mesmo tempo em que as práticas pedagógicas podem constituir-se como novas formas de participação das crianças na cultura.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Cristofoleti, Universidae Estadual de Campinas

Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Cláudia Beatriz de C. Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas

Professora do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART) da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-04-2016

Como Citar

CRISTOFOLETI, R. de C.; OMETTO, C. B. de C. N. Verdade, mentira ou apenas um caso de poesia? A produção imaginária cultivada na escola. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 51, p. 64–78, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n51.p64-78. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8403. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.