CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E GEOFÍSICA DA LIXEIRA DE PORTO VELHO (RO)
Autores
Adeilton Fernandes da COSTA
Departamento de Matemática, Universidade Federal de Rondônia.
Walter MALAGUTTI FILHO
Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.
O município de Porto Velho (RO) gera em torno de 220 toneladas de lixo urbano por dia, os quais são dispostos em área de “lixeira” desde 1993. Este trabalho apresenta os resultados da aplicação do método geofísico da eletrorresistividade, através das técnicas da sondagem elétrica vertical e imageamento elétrico (arranjos Schlumberger e dipolo-dipolo) que foram executadas na área da lixeira da cidade de Porto Velho (RO), com o objetivo de identificar a contaminação do solo e das águas subterrâneas. A geologia sobre a qual está assentado o aterro de Porto Velho é constituída por sedimentos do pleistoceno (argilo-arenosos com concreções lateríticas) assentados sobre rochas graníticas – fraturadas - da Formação Santo Antônio.
Palavras-chave: Eletrorresistividade, imageamento elétrico, sondagem elétrica vertical, resíduos sólidos urbanos.
Biografia do Autor
Adeilton Fernandes da COSTA, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Rondônia.
Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP - Rio Claro / SP (2008), Mestre em Informática pela UFPB - Campina Grande / PB (1998) , Especialiista em Ensino Superior pela FUSVE - Vassouras / RJ (1987) e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela URNe (atual UEPB) - Campina Grande / PB (1984). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia - UNIR e pesquisador nas áreas de Educação Matemática - no estudo de novos métodos e técnicas de ensino da matemática; e em Modelagem Matemática - no estudo de métodos numéricos aplicados à geofísica.
Walter MALAGUTTI FILHO, Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e Livre-docência em Geofísica Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (2005). Atualmente é professor adjunto - ms-5 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde ministra disciplinas da área de Geofísica e Geologia a nível de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada e Métodos Geofísicos Potenciais atuando principalmente nos seguintes temas: métodos geoelétricos, gravimetria, magnetometria, métodos sísmicos para a geofisica aplicada e ambiental.