APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO DOS SOLOS INTERTROPICAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PEDOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DOS PEDÓLOGOS FRANCESES
Resumo
Há cerca de 40 anos equipes de pesquisadores franceses, principalmente da ORSTOM, mas também de outras instituições, como o IRAT, estudam os solos e sua exploração nas regiões intertropicais. Diversos grupos, do CNRS, do INRA e de diversas universidades, têm levado seu apoio a equipes que trabalham principalmente na África e na América Latina, como ainda em alguns países da Ásia e do Pacífico. Esses estudos abrangem atualmente mais de 10 milhões de Km². Porém, mais ainda do que as superfícies cobertas, o que se deve ressaltar, sobretudo, é que tais estudos foram realizados em campo, a escalas muito variadas, desde 1: 500.000 até escalas muitos diminutas (1: 1.000, por exemplo), e, quaisquer que elas sejam, foram progressivamente, cada vez mais, acompanhadas de observações e medições detalhadas relativas a: constituintes, organizações microscópicas, propriedades físico-químicas, regimes hídricos, etc. Além disso, muitos desses estudos foram desenvolvidos com o estreito relacionamento entre geólogos, geoquímicos, geomorfólogos, hidrólogos, ecologistas e agrônomos, e ainda com economistas, sociólogos e etnólogos, tendo todas essas colaborações permitido definir melhor as relações que existem entre as coberturas pedológicas seu meio físico, biológico e humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0