SISTEMAS DE TRANSPORTE URBANO CONTANDO APENAS COM MEIOS LEVES, MAS PARCIALMENTE HIERARQUIZADOS EM ESQUEMAS TRONCOALIMENTADOR - CASOS NO EXTERIOR
Resumo
Em artigo anterior, o autor tratou da adoção do esquema tronco-alimentador no transporte coletivo de três cidades brasileiras, utilizando ônibus como linhas troncais. Agora passar-se-á a cidades no Exterior, nas quais foram introduzidos bondes com tal finalidade, seja em sua forma convencional ou em feição mais moderna, habitualmente rotulada de veículo leve sobre trilhos - VLT, analisando-se os resultados obtidos, sobretudo no concernente a sua articulação com as linhas alimentadoras de ônibus e, eventualmente trólebus, que lhe trazem passageiros. Serão examinados casos no Canadá, Estados Unidos e França. Palavras Chave: Transporte coletivo urbano; esquema tronco-alimentador; bonde, veículo leve sobre trilhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0