DISTORÇÕES CAUSADAS PELA FALTA DE CALIBRAÇÃO RADIOMÉTRICA E EFEITOS ATMOSFÉRICOS NA ANÁLISE DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v45i2.15313Resumo
O artigo investiga distorções nas informações extraídas de dados de sensores remotos quando não são feitas calibração radiométrica e correção de efeitos atmosféricos. Foram comparados valores de pixels em unidades de Níveis Digitais, reflectância sem correção (reflectância no topo da atmosfera) e reflectância com correção (reflectância de superfície) de efeitos atmosféricos, obtidos de alvos específicos (incêndios, corpo d’água, cultura, vegetação nativa e solo exposto) de uma imagem multiespectral adquirida pelo satélite Landsat 7, órbita 226, ponto 071, sobre a região de Cuiabá – MT, do dia 28/09/2002. Além disso, foram comparados índices de vegetação da diferença normalizada obtidos a partir dos dados não calibrados (ND) e reflectâncias de superfície (com correção) a fim de verificar o impacto da utilização dos dados brutos. A análise demonstra a importância de se considerar os efeitos atmosféricos nos estudos realizados com informações obtidas por sensores remotos orbitais, uma vez que as assinaturas espectrais extraídas dos dados sem tratamento destoam significativamente do esperado, segundo a literatura especializada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0