ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DO TIMBURI, PRESIDENTE PRUDENTE (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v45i1.15397Resumo
Os processos erosivos, resultados de alguns fenômenos físicos, em muitos casos atrelados as atividades humanas, geram perda de solos e criam um ambiente de vulnerabilidade, com perda da estabilidade e fertilidade do solo, afetando negativamente a economia e a sociedade. A fim de mitigar e, quando possível, prevenir os processos erosivos, faz-se necessário o conhecimento das características físicas e históricas da área. Assim, diante da homologação da primeira Área de Proteção Ambiental, localizada no Bairro do Timburi, município de Presidente Prudente (SP), este trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de processos erosivos lineares, e seus condicionantes geomorfológicos. Neste aspecto, foram elaborados diversos mapas temáticos, tendo como ponto central as formas de relevo, e a realização de trabalhos de campo para identificação das áreas mais vulneráveis ao desenvolvimento dos processos erosivos. Como resultados identificou-se que, das 78 feições erosivas lineares mapeadas, 48 (61,54%) estão em vertentes côncavas; 33 (42,3%) em declividade de 5-10%; e 55 (70,51%) relacionadas a áreas antrópicas agrícolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0