SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARTICIPATIVO - SIG-P: PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA GOVERNANÇA URBANA
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16171Resumo
O conhecimento do espaço físico e da organização social e funcional do lugar onde se vive conduz o cidadão a exercitar a cidadania e, a educação exerce papel relevante na construção deste conhecimento. Uma das formas de se olhar esta questão é através do mapeamento participativo, uma ferramenta da cartografia social. Em cartografia digital, a representação do espaço geográfico agrega o conceito de sistemas de informações geográficas - SIG e sensoriamento remoto, de modo que quando o mapeamento participativo se utiliza destas tecnologias surge o SIG participativo (SIG-P). Assim, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através do Laboratório de Aplicação de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade, capacitou alunos do ensino médio, de escolas públicas, de áreas de vulnerabilidade social do município de São José dos Campos, para utilizarem o conceito de SIG-P. Os alunos identificaram e propuseram equipamentos públicos, para seus respectivos territórios e produziram mapas com padrão de exatidão cartográfica digital, como resultado da capacitação com SIG-P. Este material subsidiou os alunos para chegar ao poder público e propor a (re)organização espacial, corroborando com o processo de governança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0