EXPANSÃO URBANA A PARTIR DOS PROCESSOS DE VILEGIATURA E DO TURISMO DE SOL E MAR NA ILHA DO ATALAIA, SALINÓPOLIS/PA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16500Resumo
A vilegiatura e o turismo de sol e mar são responsáveis por mudanças na paisagem da zona costeira brasileira e impulsionadores da expansão urbana. O artigo objetiva avaliar a expansão urbana decorrente do processo de vilegiatura e do turismo de sol e mar ocorrida, no período entre 1984 e 2021, na ilha do Atalaia, localizada no município costeiro de Salinópolis/PA, Brasil. O estudo foi realizado mediante a elaboração e a interpretação de mapas temáticos temporais. Esses mapas foram feitos a partir da interpretação visual de imagens de satélites Landsat 5 e Sentinel-2 em um Sistema de Informação Geográfica (SIG). As áreas urbanizadas foram identificadas e mapeadas através da avaliação de ruas e quadras bem delineadas, e de grandes áreas de solo exposto. Os resultados evidenciaram mudanças radicais na paisagem da ilha promovidas pela expansão urbana decorrentes da instalação de empreendimentos, segundas residências e infraestruturas de suporte à vilegiatura e ao turismo de sol e mar, localizados, sobretudo próximos às praias. Contudo, tais alterações tiveram extensão limitada na ilha. Além disso, o trabalho destacou espacialmente, também, a formação inicial e a consolidação da mancha urbana adjacente às praias da ilha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0