PRIORIZAÇÃO DE ROTAS DE ÔNIBUS PARA ELETRIFICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA BASEADO EM ANÁLISE MULTICRITÉRIO E SIG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v48i1.17240

Resumo

A eletromobilidade do transporte coletivo público tem a vantagem de ter baixa ou nenhuma emissão de gases poluentes, por outro lado, a autonomia limitada das baterias, o longo tempo de carregamento e o alto custo de aquisição dificulta a adoção desta tecnologia. Neste sentido, busca-se nesta proposta realizar a priorização das rotas de ônibus do município de Fortaleza-CE para eletrificação, considerando critérios relacionados à demanda/oferta, ambientais e sociais, por meio da integração da análise multicritério e do SIG. Neste estudo, foram utilizados os dados GTFS de novembro de 2018, os quais foram processados no software QGIS. Foram considerados 10  subcritérios: Demanda da rota, Extensão da linha/rota, Frota Operante, Tempo de Viagem, Número de Viagens Diárias, Área dos Terminais, Distância do Terminal até a Subestação de Energia, Emissão de CO2, População Total (dos Bairros) e Nível de Renda da População. Atribuiu-se pesos aos subcritérios utilizando o método MACBETH, sendo que estes foram utilizados no algoritmo TOPSIS para a hierarquização das rotas. Com a eletrificação da frota de ônibus das 10 rotas prioritárias, estima-se uma redução na emissão de CO2 de 13%.

Biografia do Autor

Evanilson de Lima Siqueira

Engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará  (UFC) e auxiliar de engenharia na TPF Engenharia. Atua no planejamento e desenvolvimento de projetos de infraestrutura viária e apoia na realização de estudos e na elaboração e emissão de relatórios.

Arielle Elias Arantes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciências Ambientais, mestre em Geografia e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do Centro de Tecnologia na Universidade Federal do Ceará-UFC e realiza pesquisas usando dados GNSS, SIG e análise multicritério, e o uso de imagens orbitais para aplicações nas áreas de análise de qualidade da água e da infraestrutura de transporte. 

Downloads

Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

Artigos