CONTRIBUIÇÕES DA CROMATOGRAFIA CIRCULAR DE PFEIFFER (CCP) PARA CARACTERIZAÇÃO DE SAÚDE DO SOLO EM DIFERENTES FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v48i1.17792Resumo
Para caracterizar e comparar o comportamento de diferentes substratos de solo, foi utilizada a técnica da Cromatografia Circular de Pfeiffer. Para tanto, foram demarcados e georreferenciados seis pontos distintos para coleta, respeitando os limites do campus de Sorocaba (SP) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, a fim de obter resultados heterogêneos tendo em vista as diferentes formas de uso e ocupação e diferentes classificações do solo. Posteriormente ao trabalho de coleta, as amostras foram devidamente separadas conforme a classificação do solo, esta, variando de acordo com a dinâmica de escoamento e sobreposição ao longo da escarpa oeste do vale do Córrego do Ipaneminha, onde o campus se localiza. Na sequência, após o peneiramento dos substratos, foram gerados os cromatogramas, seguindo o proposto pela EMBRAPA. Verificou-se que estes cromatogramas se diferenciam em cor, formato dos picos, formato das plumas e integração entre as zonas ao longo do corrimento, o que denota as dessemelhanças na composição das amostras coletadas, considerando as variáveis do ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0