Panorama científico da serrapilheira no Brasil: abordagem cienciométrica e textual

Autores

Resumo

Este estudo identificou tópicos relevantes nas pesquisas sobre serrapilheira no Brasil, destacando aspectos, termos e análises interligadas. Utilizando o Google Scholar, foram selecionados 300 artigos com o termo "serrapilheira" no título, e seus resumos foram analisados com o software Iramuteq. Identificou-se uma diversidade de métodos de amostragem e análise relacionados à produção, acúmulo e decomposição da serrapilheira. Os resultados evidenciam termos como "decomposição", "solo", "nutriente" e "floresta", mostrando uma recorrência maior em metodologias e tipos de vegetação específicos. A análise revelou ainda uma lacuna significativa em ambientes não florestais, indicando a necessidade de estudos mais abrangentes. A aplicação do IRAMUTEQ e a ampla abrangência do Google Scholar mostraram-se eficazes na organização e interpretação de grandes volumes de dados textuais. Esta pesquisa contribui para o avanço do conhecimento sobre serrapilheira, demonstrando a utilidade de abordagens cienciométricas e destacando a necessidade de novas investigações para promover a sustentabilidade e conservação dos ecossistemas brasileiros.

Biografia do Autor

Vinicius Gerolin Ceballos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGGEO/UFMS-CPTL), com pesquisas financiadas pela CAPES em análises geoambientais das fitofisionomias do Cerrado. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFMS (2021), com apoio do CNPq, realizou estudos sobre os impactos de rodovias em ecossistemas naturais, utilizando plantas exóticas como bioindicadores.

Alexandre Meira de Vasconcelos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (linha de pesquisa: Gestão de Operações). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (linha de pesquisa: Inteligência Organizacional). Pós-graduado lato sensu em Administração de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vasta experiência como professor e consultor de empresas em inovação e gestão organizacional e gestão pela qualidade. Professor Adjunto da UFMS, atuante na Pós-Graduação em Recursos Naturais (linha de pesquisa: análise integrada de geossistemas), com pesquisa sobre economia circular e no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) nas áreas de Práticas Sustentáveis e de Inovação e Transformação Organizacional.

Patricia Helena Mirandola Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Titular da UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, docente dos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) /Três Lagoas - MS e Ensino de Ciências (Doutorado) - área Educação Ambiental /Campo Grande - MS Formação acadêmica: Pós- Doutorado - Geografia - USP - São Paulo, Doutorado - UFRJ - Rio de Janeiro 2002-2006, mestrado - UNESP Presidente Prudente - 1996-1999 e Especialização - PUC Belo Horizonte - 1992. Formada em Geografia pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins SP (1992) Atuação nos grupos de pesquisa:* Lider do Grupo DIGEAGEO - Diretrizes de Gestão Ambiental com uso de Geotecnologias UFMS & CNPq;* Lider do grupo LEA - Laboratório Multidisciplnar de Ensino e Aprendizagem - UFMS* Atua com ensino e pesquisa nas seguintes áreas da geografia: Geotecnologias, com ênfase em Geografia Ambiental/ Educação Ambiental/ Ensino de Cartografia na Geografia e Estagio em Geografia.

Climbiê Ferreira Hall, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Três Lagoas) desde 2017. Nessa instituição, atua como docente do curso de graduação em Ciências Biológicas, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia, além de ser curador do Herbário de Três Lagoas e orientador da Residência Pedagógica da Biologia. - Formação: Bacharel em Ciências Biológicas (2003-2006) pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Ecologia e Evolução (2007-2009) também pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente (2011-2015) no Instituto de Botânica com bolsa sanduíche na Universidade de Gotemburgo (Suécia). Pós-doc (2015-2017) no Museu Paraense Emílio Goeldi. - Linhas de pesquisa: Sistemática, florística e ecologia vegetal, fitogeografia, educação ambiental e ensino de biologia. - Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6884-6091- Grupo de pesquisa: Taxonomia, biossistemática e ecologia da flora de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos (SYSFLORA)(dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9110697345802902)

Downloads

Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Artigos