Classificação das unidades climáticas do Maciço da Pedra Branca – Rio de Janeiro, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v49i1.18337

Resumo

Na atualidade, debate-se sobre a importância que o clima exerce na organização da sociedade, e principalmente em relação as mudanças climáticas observadas no século XXI. Assim, compreender as particularidades dos diferentes tipos de climas torna-se relevante para ações de planejamento e mitigatórias. Desse modo, o presente trabalho apresenta a classificação das unidades climáticas, de acordo com Novais (2019), aplicadas ao Maciço da Pedra Branca, localizado na zona oeste do município do Rio de Janeiro – RJ, sendo considerado um importante fragmento florestal em área urbana. A delimitação dos diferentes tipos de climas que foram encontrados no maciço correlaciona-se com os dados referentes à radiação solar global e temperatura superficial. A pesquisa contou com as etapas de elaboração do mapeamento de radiação solar global e a temperatura superficial, e posteriormente foram realizadas as delimitações das unidades, conforme as hierarquias estabelecidas por Novais (2019). Os resultados encontrados demonstraram as diferenças de temperatura e umidade nas vertentes leste, oeste e norte do maciço da Pedra Branca. As vertentes oeste e norte apresentaram climas mais secos, enquanto a vertente leste com predomínio de climas mais úmidos.

Biografia do Autor

Michele Souza da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharela em Geografia (2014-2017) e Licenciada em Geografia (2010-2014) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora de Geografia da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Vivian Castilho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Departamento de Geografia Física do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Downloads

Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Artigos