Dinâmica da sedimentação e erosão em uma zona ripária do Cerrado no estado de Goiás, Brasil

Autores

Resumo

A erosão do solo provoca efeitos negativos ecossistêmicos e econômicos e as práticas de uso e manejo do solo de prevenção e controle de erosão devem considerar as características locais do solo, relevo, vegetação e hidrologia. Este estudo buscou elucidar a dinâmica de deposição de sedimentos em uma zona ripária, resultante da erosão em Latossolo Vermelho distroférrico argiloso cultivado com soja. O nível da superfície foi monitorado por pinos de erosão e a intensidade e volume de chuva foram medidos com pluviômetro de báscula durante 17 meses. Considerando o balanço entre deposição e erosão, predominou a deposição de sedimentos (média 4,59 cm) apesar da alta variabilidade espaço-temporal dada pelo coeficiente de variação médio de 113%.  Apesar da distribuição irregular, foi observada a tendência decrescente de deposição de sedimentos da borda para o interior da floresta ripária e aumento da erosão no interior da floresta, com perdas de solo  média de -4,40 cm e máxima de -14,00 cm. O aumento da cobertura vegetal protetora do solo reduziu o aporte de sedimentos na borda e no interior da zona ripária, pela diminuição da erosão do terreno cultivado na encosta a montante, importante principalmente durante o período chuvoso em regiões tropicais.

Biografia do Autor

Renata Santos Momoli, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Formada em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP (1994), possui mestrado (2006) e doutorado (2011) em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/USP e é professora no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG. Tem experiência na área de Solos e Qualidade Ambiental, com ênfase em diagnóstico, prevenção, controle e mitigação de impactos da erosão hídrica. Desenvolve pesquisas nas áreas de Conservação do Solo e do carste, especialmente cavernas e dolinas.

Francisco Sergio Bernardes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001), Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleopedologia, Superfícies Geomorfológicas e Relação Solo-Relevo.

Vladia Correchel, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação em Agronomia pela UFLA (1996), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela USP/ESALQ (1998) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela USP/CENA (2004). Atua na Escola de Agronomia da UFG desde 2006, sendo atualmente professora Titular. Participa do PPG em Agronomia na EA desde 2005, onde ministra as disciplinas Física do Solo e Erosão e Conservação do Solo. Coordena o Laboratório de Física do Solo da EA desde 2006, desenvolvendo pesquisas com graduandos e pós graduandos em Física aplicada a Conservação do Solo (Grupo de pesquisa do CNPq ativo entre 2007-2021). É membro do NDE do curso de graduação em Engenharia Florestal e da CISSP/EA. Desenvolve atividades de pesquisa e ensino com outras instituições públicas e privadas.

Miguel Cooper, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1999) e livre docência (2009) pela Univerisidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Conservação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: solos, gênese de solo, micromorfologia, erosão do solo e funcionamento do solo.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)