Diagnóstico espaço-temporal do setor florestal no Pontal do Paranapanema: potencialidades

Autores

Resumo

O Pontal do Paranapanema passou por intensas transformações em sua paisagem natural nas últimas décadas, resultando na perda de sua biodiversidade. Na tentativa de reestabelecer a biodiversidade, as interações ecológicas e os processos naturais, diversas estratégias, provenientes de iniciativas públicas e privadas, têm sido aplicadas, como a plantação de espécies nativas, a recuperação de matas ciliares e a implementação de práticas de manejo sustentável que assegurem a longevidade dos novos habitats. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo investigar a distribuição espaço-temporal das florestas nativas e áreas de silvicultura na região, em um período de 20 anos, e avaliar quantitativamente suas expansões ou reduções, incorporando uma análise do estado de conservação e da qualidade ambiental das áreas afetadas. Para alcance do objetivo proposto, foi realizada uma investigação teórica do setor florestal e de todo o contexto de uso e ocupação da terra no Pontal e empregadas técnicas de geoprocessamento para análise qualitativa de bases de dados públicas. Os achados demostram que as florestas ocupam somente 8,93% da área do Pontal e que, em 20 anos, houve um aumento de apenas 18,56% (304,7 km²) nas áreas florestais, sendo em sua maioria fragmentos que oferecem baixa proteção aos corpos hídricos, e uma representatividade silvicultural reduzida.

Biografia do Autor

João Pedro Goulart Menossi, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Discente de graduação em Agronomia na Universidade do Oeste Paulista, campus de Presidente Prudente - SP.

Noemi de Oliveira Dias, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Universidade do Oeste Paulista, campus de Presidente Prudente - SP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Lucas Prado Osco, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Docente do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - MADRE

Marcelo Rodrigo Alves, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Docente do curso de Agronomia na Universidade do Oeste Paulista, campus de Presidente Prudente - SP. Programa de Pós-Graduação em Agronomia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2025-02-13

Edição

Seção

Artigos