Análise da adequabilidade geoecológica do brejo de altitude Serra Negra no Agreste de Pernambuco: uma abordagem integrada dos componentes ambientais
Resumo
O uso das paisagens sem o devido conhecimento do funcionamento e capacidade de suporte dos seus componentes podem causar alterações na qualidade dos recursos disponíveis. Desse modo, o objetivo deste estudo foi identificar os diferentes níveis de aptidão para o uso da terra em áreas excepcionais no semiárido pernambucano, por meio da avaliação da adequabilidade geoecológica do brejo de altitude Serra Negra. Para tanto, foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e os sistemas de informações geográficas na produção cartográfica de síntese. Os resultados obtidos indicaram que 17% da área da área estudada apresentam uma adequabilidade considerada "adequada”. A classe "parcialmente adequada" abrange 69% da área, correspondendo a áreas intermediárias entre adequadas e inadequadas. Por fim, a classe "inadequada" com 14%. Os resultados alcançados permitiram compreender a relação entre os componentes geoecológicos da paisagem, identificando as potencialidades e limitações de uso de cada unidade do sistema ambiental Serra Negra. Conclui-se, portanto, que por meio de estudos dessa natureza, é possível repensar as práticas de uso estabelecidas, considerando as potencialidades e limitações os espaços ocupados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GEOGRAFIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0