Políticas de Revisão por Pares
A Geografia utiliza o sistema avaliativo duplo-cego, assegurando, dessa forma, o anonimato dos autores e dos avaliadores em todo o processo avaliativo. O processo editorial está registrado no sistema Open Journal Systems (OJS).
Após a submissão inicial realizada pelos autores(as), os textos são previamente avaliados pela comissão editorial do periódico. Desde que atendam às exigências contidas na seção “Diretrizes para os Autores”, os trabalhos entram no processo de avaliação, que será realizada da seguinte maneira: consulta de dois pareceristas com titulação mínima de doutor, cuja área e especialização estejam em conformidade com o tema do trabalho submetido. Os pareceristas preferencialmente compõem o conselho científico do periódico, podendo também ser selecionados externamente, na forma de avaliadores ad hoc. Em caso de conflito entre os pareceres, será selecionado um terceiro parecerista para dar continuidade à avaliação.
Seguindo o formulário de avaliação fornecido pela revista Geografia, os avaliadores serão responsáveis por emitir parecer sobre a estrutura do trabalho (coerência do texto e da discussão, relevância dos dados apresentados, conformidade com as normas da revista), da redação (ortografia, gramática, coesão e clareza) e dos aspectos teóricos, conceituais e metodológicos, recomendando uma entre as três opções:
1 – Desfavorável, não recomendando a publicação;
2 – Favorável, sem qualquer restrição;
3 – Favorável, desde que observadas as sugestões de reformulações indicadas.
Os pareceres serão compartilhados com os autores por intermédio da comissão editorial da revista. Em caso de parecer favorável previsto no item (3) – com necessidade de reformulações e correções apontadas pelos avaliadores – os autores terão o prazo de 30 dias corridos para apresentar nova versão. O reenvio do manuscrito corrigido deve ocorrer em duas versões: 1) com as correções destacadas com fonte vermelha, e; 2) sem destaque nas correções realizadas. As reformulações que não forem acatadas pelos autores, em caso de discordância com o parecer ou por se sentirem de alguma forma lesados, devem ser devidamente escritas e argumentadas, em documento à parte, que deverá ser entregue junto com a nova versão do trabalho.
Após a entrega da nova versão, o trabalho passará novamente pela triagem dos editores ou por nova rodada de avaliação pelos pareceristas responsáveis, que irão avaliar se as correções foram respeitadas e realizadas, parcial ou integralmente. Não será dada continuidade ao processo editorial em caso de: 1) não cumprimento dos prazos e normas indicados pela revista; 2) não realização das correções indicadas pelos pareceristas (sem que se apresente contra-argumentação).