Sobre a revista
Foco e escopo
A Revista Geografia é um periódico científico dedicado a disseminar o conhecimento sobre temas pertinentes à ciência geográfica, visando a publicação, preservação e registro de pesquisas originais e inéditas que priorizem a análise e o estudo do espaço geográfico. A revista abrange uma ampla gama de publicações da comunidade acadêmica geográfica e busca promover o avanço científico nas grandes áreas temáticas da Geografia Humana e da Geografia Física. Adota como escopo de sua linha editorial contribuições originais que contemplem as categorias de análise geográfica, bem como, a utilização e aprofundamento da análise espacial, a partir dos conceitos basilares da ciência geográfica.
Formatos permitidos e aceitos:
a) Artigos: manuscritos inéditos derivado de pesquisa individual, coletiva, dissertação ou tese. Não serão aceitos artigos oriundos de disciplinas cursadas. Os artigos necessariamente devem comprovar resultados, seja a partir da apresentação de dados numéricos e gráficos ou através da discussão teórica. Os resultados obtidos devem estar de acordo com o tema do artigo e com o escopo da revista;
b) Notas: podem ser publicadas notas derivadas de dados inéditos de trabalho de campo, sistematização de ideias e/ou metodologias, onde devem apresentar os resultados obtidos;
c) Resenhas críticas: textos ou autores(as) referência na Geografia, atuais ou não, que tragam novos elementos à discussão previamente realizada; textos de outras áreas do conhecimento poderão ser aceitos desde que necessariamente contribuam para o debate geográfico;
d) Traduções: textos referência na Geografia, clássicos ou atuais. Deve ser acompanhada do texto original e da autorização do periódico, editora ou autor(a) que realizou a publicação original;
e) Entrevistas: necessariamente deve abarcar nomes de relevância intelectual e científica no cenário nacional e internacional, pertinentes ao debate geográfico. A entrevista deve ser acompanhada de uma justificativa e da autorização expressa do(a) entrevistado(a).
Desde 2021 a Geografia adota o sistema de publicação contínua. Os artigos são publicados à medida que são aprovados e diagramados. Os autores se comprometem a declarar que suas contribuições são originais e não estão sendo avaliadas por outro periódico.
Histórico
Criada em 1976, GEOGRAFIA é o resultado do interesse demonstrado pela Hucitec, consagrada editora no campo das ciências humanas brasileira, em lançar uma publicação referente à ciência geográfica em parceria com a Associação de Geografia Teorética (AGETEO), que cinco anos antes publicava o Boletim de Geografia Teorética.
Estiveram envolvidos no projeto de lançamento do novo periódico Jaime Pinsky, Flávio Aderaldo Castelo, Antonio Christofoletti e Lúcia Helena de Oliveira Gerardi. Destes nomes que, podemos dizer, são os fundadores do periódico, coube ao Professor Antonio Christofoletti a coordenação da Comissão Editorial, composta também pelos professores Lúcia Gerardi e Miguel Cezar Sanchez. Além da Comissão Editorial, foi criado um Conselho de Redação composto por 13 geógrafos, entre brasileiros e estrangeiros (CHRISTOFOLETTI, 1990) .
O primeiro número, publicado em 1976, contou com seis artigos envolvendo epistemologia, climatologia, geografia da agricultura, biogeografia e geografia urbana, o que foi se expandindo nos números seguintes. Ao longo de quatro décadas, GEOGRAFIA foi o destino de publicações de autores nacionais e internacionais, o que a consolidou como um reconhecido meio de divulgação científica. Cabe uma menção importante, GEOGRAFIA, como publicação sediada em Rio Claro, foi enviada para instituições científicas distribuídas nos cinco continentes, que por meio de permuta, enviavam suas publicações como uma forma de parceira institucional. Graças a isso e à colaboração de outros professores, como o Professor Odeibler Santo Guidugli, a UNESP de Rio Claro abriga um dos maiores acervos de periódicos da América Latina.
A história do periódico se confunde com as próprias histórias dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Logo, os artigos, resenhas e notas publicadas durante mais de quatro décadas contam a história de uma das principais escolas de Geografia do país, a Geografia de Rio Claro.
Agradecimento especial à Professora Lucia Gerardi, última editora na fase de AGETEO e convidada para ser editora de honra, como reconhecimento de sua contribuição no processo de consolidação do periódico.
Fase atual
Para dar continuidade a este legado, GEOGRAFIA, após 42 anos sob responsabilidade da AGETEO, inicia uma nova fase passando a ser editada por uma comissão composta por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro. Com a mudança, além de manter o comprometimento de seus fundadores na divulgação do conhecimento geográfico, buscaremos expandir esse compromisso para outras áreas do conhecimento, mantendo-a como uma revista democrática e de alto nível.
Um elemento importante e que deve ser destacado está na participação dos estudantes no processo de transição da AGETEO para o Programa de Pós-Graduação. A participação ativa dos estudantes sinaliza o interesse destes em outras frentes do ambiente acadêmico, mantendo o respeito e o comprometimento pela história do periódico.
Diante disso, entendemos que uma revista científica é uma importante ferramenta para a divulgação e socialização do conhecimento. Dessa forma, esperamos contribuir com a publicitação do conhecimento geográfico, alcançando especialmente pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, em âmbito nacional e internacional. Ademais, dada a ampla gama de temas convergentes à ciência geográfica, solicitamos que os autores se atentem ao escopo da revista. Sendo assim, serão aceitos apenas àqueles artigos que contemplem categorias de análise geográfica, ou seja, é importante a utilização e aprofundamento da análise espacial, bem como dos conceitos basilares da Geografia.
Para manter esse compromisso, GEOGRAFIA conta com um Conselho Científico composto por avaliadores de instituições distribuídas por todo o Brasil, além da contribuição de avaliadores internacionais; e, a partir de 2021 adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo, garantindo maior agilidade no processo editorial.
Por fim, convidamos toda a comunidade cientifica a contribuir com artigos, entrevistas e resenhas.
Editora-Chefe e Conselho Editorial
Geografia é classificada como A2 no Qualis/CAPES 2017-2020