AVALIAÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DO SOLO E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JACUTINGA (SP), ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO
Abstract
A análise e o monitoramento da vegetação e uso da terra a partir de abordagens com ações integradas de investigação revestem-se de grande importância na avaliação dos processo de ocupação e proteção os recursos naturais. A integração de técnicas e produtos de sensoriamento remoto, com sistema de informação geográfica, apresenta-se como ferramenta principal para subsidiar estudos dessa natureza, na medida em que tal interface proporciona uma fonte de informações valiosas sobre os ecossistemas envolvidos. O presente estudo, na microbacia do Ribeirão Jacutinga (SP), foi efetuado nesta linha de pesquisa, dentro de uma abordagem detalhada, no qual a amostragem sistemática por grade de pontos permitiu inferências a respeito do potencial do solo e do uso agrícola da terra. A análise, o mapeamento e a quantificação da aptidão agrícola, da intensidade e do uso preferencial da área selecionada foram satisfatoriamente alcançados a partir da integração de produtos de sensoriamento remoto com o SIG denominado SAMPA.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors maintain the copyright and grant GEOGRAFIA the right of first publication, with the articles simultaneously licensed under the Creative Commons BY 4.0 License, which allows sharing and adapting the articles for any purpose, as long as appropriate credits and provisions of image rights, privacy or moral rights. Other legal attributions can be accessed at: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geography, Rio Claro, SP, Brazil - eISSN 1983-8700 is licensed under the Creative Commons BY 4.0 License.