VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA OCORRÊNCIA DO FOGO NOS BIOMAS BRASILEIROS COM BASE NA ANÁLISE DE PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v44i2.15119Abstract
O estudo das relações entre o fogo e a dinâmica das paisagens brasileiras resulta fundamental para uma melhor compreensão dos processos ecológicos e dos impactos humanos incidentes sobre a dinâmica da paisagem. O presente artigo busca explorar a dinâmica de variação espaço-temporal de ocorrência de queimadas nos biomas brasileiros nos últimos 18 anos (2001-2018), com base no produto MCD64A1 v006 de área queimada e a base de dados de uso e cobertura da terra do projeto Mapbiomas. O Cerrado apresentou 62,2% do total queimado registrado no período analisado, seguido do bioma Amazônia, com 23,5%. Pampa, Mata Atlântica e Amazônia apresentaram uma incidência de queimadas superior a ≈50% em áreas com usos da terra agropastoris, enquanto nos biomas Cerrado, Caatinga e Pantanal as queimadas ocorreram principalmente sobre áreas de formação vegetal natural. Comprova-se o potencial de combinação de uso de produtos derivados de sensoriamento remoto para análise dos padrões de áreas queimadas, gerando-se relevantes informações a respeito das influências antrópicas na alteração dos regimes de fogo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors maintain the copyright and grant GEOGRAFIA the right of first publication, with the articles simultaneously licensed under the Creative Commons BY 4.0 License, which allows sharing and adapting the articles for any purpose, as long as appropriate credits and provisions of image rights, privacy or moral rights. Other legal attributions can be accessed at: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geography, Rio Claro, SP, Brazil - eISSN 1983-8700 is licensed under the Creative Commons BY 4.0 License.