ALTERAÇÕES ANTRÓPICAS EM CURSOS DE ÁGUA EM AMBIENTE URBANO E O POTENCIAL DE OCORRÊNCIA DE ENCHENTES: O CASO DA BACIA DO CANAL DO MANGUE (RIO DE JANEIRO - RJ)
Abstract
O processo de urbanização promove alterações muito impactantes nos cursos de água. As modificações e a degradação da paisagem são destacadas por alterarem a dinâmica do sistema natural dos rios, sobretudo por serem as grandes e, muitas vezes, as principais responsáveis por potencializar a ocorrência de inundações. Nesta pesquisa, realizada na bacia do canal do Mangue, no município do Rio de Janeiro, procurou-se analisar as relações entre os componentes do sistema ambiental e o modo como interagem entre si, a fim de classificar e quantificar a interfer ência antrópica direta e indireta nas sub-bacias do canal do Mangue e sua maior ou menor propensão à inundação. Para inferir esse potencial foram considerados seis fatores (agravantes ou atenuantes) para cada sub-bacia. São eles: relevo/declividade, uso e ocupação do solo, áreas verdes, impermeabilização do solo e extensão dos rios retificados e dos rios em galerias. Desse modo, analisou-se individualmente cada sub-bacia, com destaque para os rios Comprido, Maracanã e Trapicheiros, que foram monitorados durante os trabalhos de campo. Os resultados mostram que todo o médio e baixo cursos da bacia foram significativamente alterados e que as sub-bacias dos rios Comprido, Joana e Papa-couve foram apontadas como as mais críticas quanto ao potencial de ocorrência de inundaçãoDownloads
Published
Issue
Section
License
The authors maintain the copyright and grant GEOGRAFIA the right of first publication, with the articles simultaneously licensed under the Creative Commons BY 4.0 License, which allows sharing and adapting the articles for any purpose, as long as appropriate credits and provisions of image rights, privacy or moral rights. Other legal attributions can be accessed at: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geography, Rio Claro, SP, Brazil - eISSN 1983-8700 is licensed under the Creative Commons BY 4.0 License.