ANÁLISE DA INTERFACE SUSCETIBILIDADE, RISCO E PLANEJAMENTO URBANO: ESTUDO DE CASO DOS INSTRUMENTOS POLÍTICOS DE SÃO JOÃO DEL-REI/ MINAS GERAIS
Resumo
Os estudos e discussões sobre o planejamento urbano direcionado à prevenção de riscos e desastres têm sido crescentes nas últimas décadas, sobretudo, a partir da Constituição Federal de 1988, do Estatuto da Cidade e, também, da frequência com que fenômenos naturais, como inundações e deslizamentos, passaram a atingir as cidades. Apesar disso, são poucos os municípios preparados estrutural e tecnicamente para prevenir e agir diante dessas situações. Muitos deles nem associam ou inserem a temática “suscetibilidade” aos planos e políticas de planejamento, favorecendo a ampliação das áreas de risco. Diante disso, esse estudo apresenta uma investigação e análise da presença, ou não, desse tema nos planos e políticas de planejamento urbano de São João del-Rei/MG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0