IMPACTOS DAS MUDANÇAS DE COBERTURA VEGETAL NO SALDO DE RADIAÇÃO E FLUXO DE CALOR NO SOLO NOS TABULEIROS COSTEIROS DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v48i1.17460Resumo
O Estado de Alagoas tem uma área de 11,12% destinada ao cultivo de cana-de-açúcar. O fluxo de calor no solo (FCS) é um importante componente do saldo de radiação (Rn) e ambos sofrem variações com a mudança da cobertura vegetal. O experimento foi realizado em uma área experimental de cultivo de cana de açúcar, no município de Rio Largo (09°28’03’’ S, 35°49’49’’ W), no período de novembro/2017 a novembro de 2018, com o propósito de caracterizar FCS e Rn sob condições de diferentes graus de cobertura vegetal do solo nos Tabuleiros Costeiros de Alagoas. As componentes do saldo de radiação foram medidas por um saldo radiômetro modelo CNR1 da Kipp e Zonen, enquanto o FCS foi medido por três placas do modelo HFT-3 (REBS, Campbell Scientific Inc., EUA), as quais foram instaladas a uma profundidade de 0,05 metros. A transmitância atmosférica (Kt) predominante foi de céu parcialmente nublados (54,70%). A precipitação, juntamente com a nebulosidade, radiação solar incidente e cobertura do terreno interferiram no ciclo sazonal do saldo de radiação (Rn) e fluxo de calor no solo (FCS). O impacto, em termos médios, da retirada da cobertura vegetal no Rn foi quase nulo, enquanto no FCS foi de 437% no período diurno e 240% no noturno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 GEOGRAFIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0