Análise da adequabilidade geoecológica do brejo de altitude Serra Negra no Agreste de Pernambuco: uma abordagem integrada dos componentes ambientais

Autores

Resumo

O uso das paisagens sem o devido conhecimento do funcionamento e capacidade de suporte dos seus componentes podem causar alterações na qualidade dos recursos disponíveis. Desse modo, o objetivo deste estudo foi identificar os diferentes níveis de aptidão para o uso da terra em áreas excepcionais no semiárido pernambucano, por meio da avaliação da adequabilidade geoecológica do brejo de altitude Serra Negra. Para tanto, foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e os sistemas de informações geográficas na produção cartográfica de síntese. Os resultados obtidos indicaram que 17% da área da área estudada apresentam uma adequabilidade considerada "adequada”. A classe "parcialmente adequada" abrange 69% da área, correspondendo a áreas intermediárias entre adequadas e inadequadas. Por fim, a classe "inadequada" com 14%. Os resultados alcançados permitiram compreender a relação entre os componentes geoecológicos da paisagem, identificando as potencialidades e limitações de uso de cada unidade do sistema ambiental Serra Negra. Conclui-se, portanto, que por meio de estudos dessa natureza, é possível repensar as práticas de uso estabelecidas, considerando as potencialidades e limitações os espaços ocupados.

Biografia do Autor

Deyvid Luam da Silva Panta, Universidade de Pernambuco (UPE)

Pós-Graduando no Programa de Saúde e Desenvolvimento Socioambiental, Universidade de Pernambuco. Licenciatura em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Ano: 2019 - 2020, com pesquisa desenvolvida na temática da Geodiversidade e Geoconservação. Integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Ambiental (LaGMA) da UPE, Garanhuns. Integra o Grupo de Trabalho em Geomorfologia (GT-Geomorfo), UPE, Garanhuns. Participa grupo de pesquisa em Geodiversidade de Pernambuco - UFPE e UPE.

Ana Maria Severo Chaves, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Universidade Cândido Mendes, Graduada em Licenciatura em Geografia Pela Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns e Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Pernambuco, Campus Garanhuns. Membro pesquisadora do Terra - Grupo de Pesquisa Urbana, Rural e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba e do GEOPLAN - Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial da Universidade Federal de Sergipe.

Kleber Carvalho Lima, Departamento de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE), campus de Garanhuns e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental (PPGSDS/UPE). Coordenador do Laboratório de Geografia Fisica (LAGEFIS - UPE/Garanhuns) e do Grupo de Trabalho em Geomorfologia (GT-Geomorfo). Possui doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017), com periodo sanduiche na Ben-Gurion University of the Negev - Israel (2015), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Rio Claro (2012) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2008). 

Daniel Dantas Moreira Gomes, Professor de Geociências da Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (PPGGeo/UFC). Professor de Geociências da Universidade de Pernambuco (UPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Socioambiental(PPGSDS/UPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UPE). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Geomática, Geoestatística, Geomorfologia, Geologia Ambiental, Modelagem Ambiental e Mapeamento Geotécnico.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Edição

Seção

Artigos