<b>Currículo como Currere, como Complexidade, como Cosmologia, como Conversa e como Comunidade: contribuições teóricas pósmodernas para a reflexão sobre currículos de matemática no ensino médio</b>

Autores

  • Marcio Antonio da Silva UFMS

Resumo

Resumo A transição do paradigma moderno para o pós-moderno representou(a) uma revolução no pensamento com implicações em várias áreas. A passagem da certeza e objetividade para a incerteza e subjetividade é, até hoje, um desafio para pesquisadores. Este artigo apresenta contribuições teóricas pós-modernas para a reflexão sobre currículos de Matemática no Ensino Médio, inspiradas nos cinco C – Currere, Complexidade, Cosmologia, Conversa e Comunidade – de William E. Doll Jr. Com estas considerações, esperamos convencer o leitor sobre a necessidade de dar mais atenção à seleção e organização curricular de temas matemáticos no ensino médio brasileiro. Palavras-chave: Educação Matemática. Currículo. Pós-Modernismo. Ensino Médio.

Biografia do Autor

Marcio Antonio da Silva, UFMS

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e do Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS, Brasil.

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS