Registros Semióticos e Obstáculos Cognitivos na Resolução de Problemas Introdutórios às Geometrias não-Euclidianas no Âmbito da Formação de Professores de Matemática

Autores/as

  • Ana Maria Martensen Roland Kaleff Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumen

Este artigo trata de aspectos específicos de uma pesquisa sobre a aquisição de conceitos geométricos no âmbito da formação de professores de Matemática no momento da transição entre os conhecimentos euclidianos e os não-euclidianos. Tomando-se o conhecimento de Geometria Euclidiana do professor como objeto passível de investigação, buscou-se identificar categorias de obstáculos cognitivos, que comparecem no processo de resolução de problemas introdutórios aos conhecimentos não-euclidianos. Para imprimir um caráter qualitativo à pesquisa, realizaram-se entrevistas individuais com seis professores e dois licenciandos. A corroboração das categorias encontradas foi conduzida por meio de um questionário aplicado a 45 professores dos ensinos fundamental e médio. Partindo-se de uma análise cognitiva da conversão entre registros semióticos de representação, verificou-se a existência de 14 categorias de prováveis obstáculos cognitivos, os quais estão relacionados a 7 tipos de registros semióticos. Palavras-chave: Registros Semióticos. Prováveis Obstáculos Cognitivos. Formação de Professores de Matemática.

Biografía del autor/a

Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Universidade Federal Fluminense (UFF)

possui graduação em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1972) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da matemática, educaçao matemática, geometria, formação do professor de matemática, desenvolvimento da visualização e do pensamento geometrico, laboratório de ensino, museu interativo.

Publicado

2008-08-20

Número

Sección

ARTIGOS