Um Ensaio Sobre História Oral e Educação Matemática: pontuando princípios e procedimentos

Autores/as

  • Rosinéte Gaertner Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Ivete Maria Baraldi Universidade Estadual Paulista

Resumen

Recentemente, percebe-se uma intensificação de trabalhos desenvolvidos em Educação Matemática, utilizando-se da história oral como metodologia de pesquisa. Neste artigo, mediante as experiências vivenciadas durante a elaboração de nossos trabalhos de doutoramento e posteriormente, quando no papel de orientadores de trabalhos de iniciação científica e de alunos de pós-graduação em seus afazeres de pesquisa utilizando a metodologia em questão, discutimos a ética, a educação matemática e a história oral. Também aventamos possibilidades sobre a postura do pesquisador frente às entrevistas, textualizações e a iconografia – fotos e imagens diversas – fornecidas pelos colaboradores em nossos projetos em História Oral e Educação Matemática. Palavras-chave: História Oral. Educação Matemática.

Biografía del autor/a

Rosinéte Gaertner, Fundação Universidade Regional de Blumenau

possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1984), mestrado em Educação Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, história oral e educação matemática, conseqüências pedagógicas, história da educação matemática e formação de professores.

Ivete Maria Baraldi, Universidade Estadual Paulista

Ivete Maria Baraldi concluiu o doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2003. Atualmente é professora, com dedicação exclusiva, do Departamento de Matemática - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Bauru - SP. Possui artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos e livros publicados na área de Educação Matemática. Orienta trabalhos de iniciação científica e de especialização. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação Matemática, História Oral, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Formação de Professores de Matemática, História da Educação Matemática e Universidade Aberta à terceira idade.

Publicado

2008-10-06

Número

Sección

ARTIGOS