Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas

Autores/as

  • Amanda Pranke Universidade Federal de Pelotas
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

PIBID I/UFPel. Oficinas de Matemática. Autorregulação da Aprendizagem

Resumen

Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou se as oficinas desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, promoveram a aprendizagem autorregulada das bolsistas de Matemática, qualificando seus processos de aprender e ensinar. Os dados coletados advieram da análise documental realizada a partir do projeto, do relatório das oficinas de Matemática desenvolvidas e das entrevistas semiestruturadas realizadas com três bolsistas de Matemática, que atuaram nas oficinas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e dela emergiram as seguintes categorias: a) planejamento; b) execução; c) avaliação das oficinas de Matemática realizadas em uma ação colaborativa. Pelos dados analisados, inferiu-se que as bolsistas desenvolveram ações que revelaram sua capacidade de organizar, planejar e programar tarefas a serem realizadas dentro de um prazo estabelecido. Palavras-chave: PIBID/UFPel. Oficinas de Matemática. Autorregulação da Aprendizagem.

Biografía del autor/a

Amanda Pranke, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Professora Pesquisadora Orientadora de Estágios do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância da Universidade Federal de Pelotas.

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Professora do PPGE, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2015-04-13

Número

Sección

ARTIGOS