AVALIAÇÃO ECOCLIMÁTICA DO SERIDÓ PARAIBANO

Autores

  • Jose Jakson Amancio Alves UEPB
  • Sebastiana Santos do Nascimento UEPB

Palavras-chave:

Seridó Paraibano. Semi-Árido. Ecoclimatologia.

Resumo

A região do Seridó Paraibano encontra-se localizada no rebordo Ocidental do Planalto da Borborema, perfazendo um território com 15 municípios distribuídos por 4.347,155 km². É uma das regiões do semi-árido brasileiro mais afetado pelos processos de desertificação, fenômeno este que pode ser traduzido por uma crise ambiental causada pelas variações climáticas e intensificado pela intervenção humana no ambiente. No entanto há uma carência de dados sobre os parâmetros climáticos da região o que é de fundamental importância na caracterização de sua vulnerabilidade frente aos problemas ambientais. Nessa perspectiva tem-se a finalidade de avaliar os aspectos ecoclimáticos no Seridó visando contribuir com um maior conhecimento da complexa formação ecoclimática na escala local. Para atingir o objetivo proposto foi utilizado método das estações pluviométricas proposto por Aubreville (1961) que caracterizou o Seridó Oriental com aridez acentuada, enquanto que o Seridó Ocidental atenuado. Utilizando o método de Thornthwaite (1948) através dos softwares SEVAP e o ESTIMA-T, conclui-se que o Seridó Oriental apresentou um Índice de aridez (Ia) de 60,4, já o Índice de umidade (Iu) foi de 0, 0, o Índice hídrico (Ih) foi da ordem de – 36,9. Para o Seridó Ocidental o Índice de aridez (Ia) foi de 51,1, já o Índice de umidade (Iu) foi de 0,0 enquanto que, o Índice hídrico (Ih) foi da ordem de – 31,2. Por fim, essa avaliação ecoclimática apontou o Seridó Oriental, situado a sotavento do planalto da Borborema, como a região que mais sofre com as variações sazonais referentes ao regime pluviométrico, contribuindo para os processos de desertificação no Semi-Árido paraibano.

Biografia do Autor

Jose Jakson Amancio Alves, UEPB

Licenciado em Geografia; especialização em Geografia do Nordeste; Mestrado em Meteorologia; Doutorado em Recursos Naturais; Prof. do Curso de Geografia da UEPB; Pesquisador do GERN/UEPB/CNPq.

Sebastiana Santos do Nascimento, UEPB

Graduanda em Geografia; Bolsista de Inciaçào Científica da UEPB.

Downloads

Publicado

2011-06-20

Como Citar

Alves, J. J. A., & do Nascimento, S. S. (2011). AVALIAÇÃO ECOCLIMÁTICA DO SERIDÓ PARAIBANO. CLIMEP - Climatologia E Estudos Da Paisagem, 5(2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/climatologia/article/view/3914

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS