A TELEVISÃO PÚBLICA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS SÉCULOS XX E XXI: ESCOLA 2.0
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s11851Palavras-chave:
Televisão Pública, Escola Pública, Currículo escolar.Resumo
Entre as invenções mais importantes do século XX, figura a televisão, e a programação de sua grade exerce forte influência no cotidiano das pessoas, especialmente nos aspectos da formação das atitudes, dos valores e dos comportamentos humanos. Esta pesquisa teve por intenção analisar o Programa “Escola 2.0”, idealizado pela TV Cultura. A pesquisa tem como escopo averiguar as mensagens veiculadas e foi embasada em três diretrizes: as linguagens do programa, os seus conteúdos gerais e os seus conteúdos escolares. Com o olhar nas categorias elencadas no objetivo deste trabalho, “Construção de Conhecimento” e “Aprendizagem de Valores”, foram eleitas cinco subcategorias que traduzem a preocupação com a qualidade da educação, sendo elas: “Currículo”, “Tecnologia” e “Integração de Saberes” e “Diálogo” e “Liberdade”.
Referências
ALMEIDA, F. J. de. Folha explica Paulo Freire. São Paulo: Publifolha, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão: seguido de, A influência do jornalismo; e, Os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1997.
CASTELLS, M. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FISCHER, R. M. B. Televisão & educação: fruir e pensar a TV. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,1999.
HOINEFF, N. A nova televisão: desmassificação e o impasse das grandes redes. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARKUN, P. Educação para um país mais justo e eficiente. In: ALMEIDA, F. J. de. Cultura é educação. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons