Evasão do curso de pós-graduação em gestão de negócios de Universidade corporativa: percepções do estudante/empregado
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s13813Palavras-chave:
Pós-graduação. Estudante Trabalhador. Mídias Digitais. Evasão. Ensino a Distância.Resumo
A pós-graduação em Gestão de Negócios é uma realidade e inovação na educação corporativa da instituição federal pesquisada, que, por motivos de segredo industrial não será revelada. O curso apresenta características inerentes à educação a distância (EaD), como distância no espaço e tempo e a autonomia do aluno. Com relação aos alunos dessa modalidade de ensino, torna-se importante identificar os motivos que levaram muitos deles a evadirem-se do curso. Para tanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa cujo objetivo geral foi identificar quais razões levaram o estudante, que é empregado da empresa, a se evadir desse curso. O instrumento, de caráter quantiqualitativo, continha questões fechadas com respostas a partir da escala Likert, para análise estatística descritiva inferencial, e uma questão aberta, em que foi utilizada a técnica de análise textual discursiva. Evidenciou-se que os motivos que levaram ao elevado número (41%) de evadidos no curso estão relacionados com: conciliação do tempo para as atividades de trabalho e a necessidade da presença nas atividades síncronas (aulas por videoconferência e provas); necessidade de maior articulação da universidade corporativa da empresa com os gestores dos empregados, no sentido de facilitar a participação destes nas atividades presenciais; sensibilização quanto aos aspectos trabalhistas, como férias e especificidades da realidade da empresa, como contingências e greves, entre outros fatores.
Referências
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Censo EAD.BR [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; Curitiba: InterSaberes. Disponível em: http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.
BÓS, A. J. G. EpiInfo sem mistérios: um manual prático. Porto Alegre: EDIPUCRS.
Brasil. Lei nº 6.538 de 22 de junho de 1978. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6538.htm. Acesso em: 1 out. 2018.
EBOLI, M. O papel das lideranças no êxito de um sistema de educação corporativa. In: Revista de Administração de Empresas. v. 45, n. 4, p. 118-122. 2005. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/viewFile/37316/36079. Acesso em: 30 set. 2018.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD – A educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
VIEIRA, K. M.; DALMORO, M. Dilemas na Construção de Escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? In: XXXII Encontro da ANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anpad, 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf. Acesso em: 30 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons