JOGOS E BRINCADEIRAS: TEMPOS, ESPAÇOS E DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p533-540Palavras-chave:
Jogo, brincadeira, DiversidadeResumo
A resenha objetiva apresentar o livro, destacando aspectos importantes dos jogos e brincadeiras no contexto da educação, pela promoção do diálogo com realidades histórico-culturais distintas, apresentando-se como leitura indispensável para estudiosos e pesquisadores da área e, sobretudo, para a formação de professores que atuam com crianças em ambientes formais e não formais. É organizado em dez capítulos e surpreende o leitor pelo foco em diferentes temas e transpõe o jogo, o brincar e o brinquedo como festas, rituais, mitos, contos, narrativas, com situações lúdicas vivenciadas na comunidade Quilombola. A formação lúdica dos professores da educação infantil torna-se assim imprescindível para que se conheça a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança pequena em ambientes coletivos.
Referências
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo; Companhia das letras, 1994.
GOMES, M. de O.; VENÂNCIO, N. Criança, infância e consumo: um olhar para a aprendizagem profissional da docência na educação infantil. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 5, n. 9, p. 112-124, jan./jul. 2013. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/180/pdf. Acesso em: 12 jul. 2018.
PASSEGGI et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto) biográfica. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644411345. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11345/pdf; Acesso em: 10 jan. 2019.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. n. 14, p. 61-88, mai./ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05; Acesso em 10 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons