Alfabetização e letramento: explorarando conceitos
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14368Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Conceitos.Resumo
Ao identificarmos a necessidade de pesquisar conceitos de letramento e alfabetização, desenvolvemos a presente pesquisa com o objetivo de compreendê-los por meio de diversos autores que discutem e investigam sobre tais processos. Para atender ao objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Compreender conceitos de alfabetização e letramento e a relação entre eles é imprescindível para que se possam construir práticas efetivas de leitura e escrita. Este estudo permitiu a constatação de que alfabetização e letramento são processos distintos, porém indissociáveis. Concluímos que ser alfabetizado vai além do simples conhecimento sobre o código linguístico, ou seja, não basta apenas conhecer as letras do alfabeto. Saber decodificar algumas palavras ou frases não é suficiente para ter domínio do uso da língua escrita. Constatamos que ser alfabetizado ultrapassa um simples conhecimento sobre as letras e, por fim, verificamos que, em uma sociedade com a cultura letrada, como a atual, mais que alfabetizados, os indivíduos precisam ser letrados, ou seja, ademais de terem domínio da leitura e da escrita, precisam utilizá-las em seu cotidiano, dando-lhes significado social.
Referências
BRASIL. BNDS. O crescimento da economia Brasileira 2018-2023. Ministério do planejamento, desenvolvimento e gestão, 2018.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: tabela extraída das Sínteses de Indicadores: taxa de analfabetismo funcional. Rio de Janeiro: 2016.
COLE, M.; SCRIBNER, B. Comparative studies of how people think: introduction. Cambridge, Massachusetts and London, England: Harvard University Press. 1981.
DURANTE, M. Alfabetização de adultos: Leitura e Produção de Textos. Porto Alegre: Grupo A, 1998.
FERREIRO, E. Alfabetização em processo. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
FERREIRO, E. Com todas as letras. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FRANCHI, E. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade a escrita. São Paulo: Cortez, 2012.
GALUCH, M. T. B.; SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural. In: Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 42, p. 111-124, jan./abr. 2009.
GOULART, C. M. A. Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação, n. 18, p. 5-21, set./dez. 2001.
LANGER, J. A. 1987. A socio-cognitive perspective on literacy. In: LANGER, J. A. (ed.). Language, Literacy and Culture: Issues of Society and Schooling. New Jersey: Ablex Publishing, Corp., p. 1-20.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Alfabetizar letrando na EJA. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988, p.143-189.
LURIA, A. R. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N.; VYGOTSKY, L. S. Psicologia e pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 2. ed. Tradução de A. Rabaç. 1991.
MARTINS, P. B. Mundo letrado, mundo desejado: alfabetização e histórias de vida. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
MORTATTI, M. R. L. Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. Marília: Cultura Acadêmica, 2011.
MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Portal Mec. Seminário Alfabetização e Letramento em debate, Brasília, 2006.
ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCHWARTZ, S. Alfabetização de Jovens e Adultos. 2. ed. Petrópolis: Vozes: 2012.
SHIMAZAKI, E. M.; CÁRNIO, M. S. Letramento e alfabetização das pessoas com deficiência intelectual. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 143-151, jan./abr. 2011.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, M. Letramento, um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
STREET, B. Letramentos sociais. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
TFOUNI, L. V. Perspectivas históricas e a-históricas do letramento. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, n. 26, p. 49-62, jan./jul., 1994.
VYGOTSKY. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons