O que a obra de Paulo Freire nos convida a pensar?
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16181Palavras-chave:
Paulo Freire, epistemologia, ErgologiaResumo
Este artigo tem por objetivo dar visibilidade à epistemologia criada por Paulo Freire. Para além de seu método de alfabetização de adultos, Freire criou uma filosofia do conhecimento que, após muitos anos, continua a gerar novas pesquisas em vários campos do conhecimento, sempre convidando à reinvenção. As considerações sobre a atividade de pesquisa em ciências sociais de Becker justificam essas reinvenções. Como exemplo, o artigo apresenta a Ergologia, uma abordagem pluridisciplinar criada pelo filósofo francês Yves Schwartz como um projeto de conhecer e, principalmente, de intervir sobre as situações de trabalho para transformá-las. Uma das inspirações de Schwartz ao criar a Ergologia foi a epistemologia de Paulo Freire.
Referências
BECKER, H. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec,1999.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária,1990.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1970.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2003.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do espírito. Petrópolis: Vozes, 1992.
LEROY-GOUHRAN, A. L’Home et la matière. Paris: Albin Michel, 1943.
SCHWARTZ, Y. A comunidade ampliada de pesquisa e o regime de produção de saberes. Revista Trabalho e Educação, n. 7, p. 39-46, 2000.
SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Revista Pro-posições. Faculdade de Educação, Unicamp, n, 32, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons