A atuação e a formação de professores em sociedades conectadas: profissionais da rede municipal de ensino em Passo Fundo – RS
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16849Palavras-chave:
Sociedade conectada. Formação/atuação de professores. Aprendizagem significativa.Resumo
O viés deste estudo volta-se para a atuação de professores e a sua prática pedagógica. Considerando este contexto, tem-se em pauta como objetivo principal: analisar, através de uma pesquisa quantitativa, em que medida os professores se sentem preparados para atuar em sala de aula, uma vez que tal preparo deve se iniciar na graduação e ser contínuo ao longo de suas carreiras, inclusive nas instituições onde atuam. Desta forma, segue-se uma pesquisa aplicada quanto à natureza da prática pedagógica. No que se refere ao objetivo explorado, é uma pesquisa exploratória, com características quali-quantitativas. Para além desta pesquisa de campo, foram utilizados os seguintes autores para a fundamentação teórica: Dewey (1952 e 1959), Demo (1996), Gatti (2011), Giddens (2002) e Lévy (1992 e 1999). A pesquisa foi realizada no município de Passo Fundo–RS, com professores das séries finais do Ensino Fundamental I – quarto e quinto ano, respectivamente. Os resultados obtidos trazem um alerta em relação a essa preparação, haja vista indicarem a necessidade de mais formações voltadas às metodologias ativas e envoltas de tecnologia, para que o aprendizado seja significativo e condizente com a realidade da sociedade do século XXI.
Referências
ANANIADOU, K.; CLARO, M. 21st century skills and competences for new millennium learners in OECD countries. Paris: OECD, 2009. (Education working papers; n. 41). Disponível em: https://dx.doi.org/10.1787/218525261154. Acesso em: 19 out. 2021.
BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
BRASIL. PROINFO. Programa Nacional de Informática na Educação. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação a distância Brasília, 2000.
CENCI, Â. V.; MARCON, T. Sociedades complexas e desafios educativos: individualização, socialização e democracia. In: MÜHL, E.; DALBOSCO, C. A.; CENCI, Â. V. (org.). Questões atuais de educação: sociedade complexa, pensamento pós-metafísico, democracia e formação humana. Ijuí: EdUnijuí, 2016.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959b.
DEWEY, J. Experiência e Educação. Rio de Janeiro: Kapa Delta, 15. ed. 1952a.
FARIA, E.; RODRIGUES, I. P.; PERDIGÃO, R.; FERREIRA, S. Relatório técnico: perfil do aluno: competências para o século XXI. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2017. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/edicoes/estudos_e_relatorios/relatorio_PerfilAluno_1.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.
FIORENTINI, D. (org.). Formação de Professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
GATTI, B, A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
ITO, J. Disrupção e inovação: como sobreviver ao futuro incerto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
LÉVY, P. A tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: ed. 34, 1996b.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: ed. 34, 1999a.
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica uma (re)visão radical. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, p. 98-110, jan. 2000.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.
PHILIPPI, A. J. Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. In: JÚNIOR, A.; MOLINA, S.; MARTIRANI, L.; BALLESTER, M.; GARAVELLO, M.; VERDADE, L.; VICTORIA, R. Interação interdisciplinar: a experiência da pós-graduação em Ecologia aplicada da USP. Editora Manole: São Paulo, 2010.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens. Porto Alegre: ArtMed: Grupo A, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons