Malhação: corpo juvenil e imaginário pós-moderno
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.68.s17692Palavras-chave:
Estética. Semiótica. Corpo. Imaginário social. Cultura jovem.Resumo
Trata-se de uma resenha do livro Malhação: corpo juvenil e imaginário pós-moderno, dos autores Pierre Normando Gomes-da-Silva e Eunice Simões Lins Gomes, publicado em 2010 pela editora da Universidade Federal da Paraíba. A produção aborda o tema da estética e da semiótica analisando como o inconsciente coletivo, o imaginário social e a cultura jovem foram influenciados, por mais de duas décadas, pelos signos de uma produção midiática televisiva popular brasileira, a série ficcional Malhação.
Referências
BARROS, C. M.; CAFÉ, L. M. A. Estudos da semiótica na Ciência da Informação: relatos de interdisciplinaridades. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 3, p. 18-33, jul./set. 2012. Disponível em: https://scielo.br/j/pci/a/6JyyhXvsymcjvXX7GFXXFkg. Acesso em: 14 fev. 2023.
BOUGNOUX, D. Comunicação: introdução as ciências da informação e da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1994.
CALSTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. SP: Paz e Terra, 1999.
COHEN-SEAT, G.; FOUGEYROLLAS, P. A informação visual e sua ação sobre o homem. In: CHON, G (org.). Comunicação e indústria cultural: leituras de análises dos meios de comunicação na sociedade contemporânea e das manifestações de massa nessa sociedade. SP: Companhia Editora Nacional, EPU, 1971.
DURAND, G. Mito e sociedade: mitanálise e a sociologia das profundezas. Lisboa: A regra do jogo, 1983.
GOMES-DA-SILVA, P.N.; GOMES, E.S.L. Malhação: corpo juvenil e imaginário pós-moderno. João Pessoa: Ed. Universitária, UFPB, 2010.
GOMES, E. S. L. Elementos sociais da informação. Sessões do imaginário. v. 21, n. 35, p. 105-111, set. 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/21475. Acesso em: 14 fev. 2023.
MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1973.
NIETZSCHE, F. Vontade de Potência. São Paulo: Ediouro, s/d.
TEIXEIRA COELHO NETTO, J. Introdução da teoria da informação estética. Petrópolis: Vozes, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons