“Conformar-se à vida real”: sobre o(s) sentido(s) do conceito de formação em Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.v35.n.69.s18668

Palavras-chave:

Cultural Industry. Emancipation. Critic. Education.

Resumo

O objetivo do presente texto é pensar o núcleo em torno do qual se desenvolve a “teoria crítica da educação” de Theodor W. Adorno, ou seja, o conceito de Bildung. Adorno insiste na ligação entre este e a cultura, tornada efetiva quando a Bildung se expressa no seu caráter inevitavelmente contraditório em relação à ordem estabelecida, e não no seu caráter afirmativo, ou seja, de conformação do indivíduo à lógica social dominante. A crítica adorniana à indústria cultural encontra na semiformação seu correlato subjetivo. Essa não é uma formação incompleta, mas um processo deliberado de deformação intelectual que molda indivíduos incapazes de pensamento crítico e experiências autênticas. A indústria cultural, ao oferecer um mundo padronizado e fragmentado, aliena os indivíduos de si mesmos e dos outros, promovendo um hedonismo vazio e uma busca incessante por reconhecimento dentro de um universo autorreferencial. Somente uma educação que resgate o valor da experiência individual e fomente a reflexão crítica pode contrapor-se a essa lógica de dominação e oferecer uma alternativa emancipatória.

Referências

ADORNO, T. W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W. Sem diretriz – Parva Aesthetica. São Paulo: Editora UNESP, 2021.

ADORNO, T. W. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. Á. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. Teoria Crítica e inconformismo: Novas perspectivas de ensino. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010, p. 6-40.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ALVES JÚNIOR, D. G. Dialética da vertigem: Adorno e a filosofia moral. São Paulo: Escuta, 2005; Belo Horizonte: Fumec/FCH, 2005.

BANDEIRA, B. S.; OLIVEIRA, A. da R. Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 225-232, maio/ago. 2012.

DUARTE, R. Adorno/Horkheimer & a Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2002

ELIAS, N. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994

FREITAG, B. A Teoria Crítica: Ontem e Hoje. Brasília: Editora Brasiliense, 1986.

JAY, M. A imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais – 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

MATOS, O. Escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Moderna, 1993.

MATOS, O. Os arcanos do inteiramente outro: a escola de Frankfurt, a melancolia e a revolução. São Paulo: Brasiliense, 1987

PUCCI, B. A Ontologia da Semiformação em tempos de neoliberalismo. Veritas, Porto Alegre, v. 63, n. 2, maio/ago.2018, p. 595-613. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.30764. Acesso em: 12 ago. 2024.

TIBURI, M.; DUARTE, R. (org.). Seis leituras sobre a Dialética do Esclarecimento. Ijuí: UNIJUÍ, 2009

WIGGERSHAUS, R. Escola de Frankfurt: História, desenvolvimento teórico, significação política. Tradução de Vera de Azambuja Harvey. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Downloads

Publicado

21-03-2025

Como Citar

CORREIA, F. C.; CAIRES, P. T. B.; BARBI, K. B.; CAPOBIANCO, N. C. “Conformar-se à vida real”: sobre o(s) sentido(s) do conceito de formação em Adorno. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 35, n. 39, p. e49[2025], 2025. DOI: 10.18675/1981-8106.v35.n.69.s18668. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/18668. Acesso em: 26 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)