Pesquisa e formação profissional continuada: (em) caminhos da educação inclusiva

Autores

  • Carla Helena Fernandes Mestrado em Educação UNIVÁS - UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n46.p04-22

Palavras-chave:

formação profissional continuada – pesquisa – saberes docentes

Resumo

O texto apresenta discussão acerca da relação entre pesquisa e formação continuada do professor, tendo em perspectiva a construção de educação inclusiva que atenda à diversidade presente em nossas escolas e salas de aula. A discussão apresentada tem como referência pesquisa desenvolvida em uma escola pública de município do interior do Estado de São Paulo, com professores do Ensino Fundamental que participavam de projeto coletivo de pesquisa desenvolvido na escola. A pesquisa de abordagem qualitativa e colaborativa, empregou como instrumentos a observação participativa de reuniões pedagógicas e entrevistas semiestruturadas. Foram também analisados textos dos professores sobre sua prática, entre esses os relatórios de pesquisa. Os resultados afirmaram a importância para a formação profissional de pesquisas desenvolvidas pelos professores, e com os professores, que tenham como objeto de investigação a prática docente. Especificamente acerca da construção da educação inclusiva, a pesquisa realizada pelos professores propiciou reflexões e interlocuções que levaram à ressignificação dos saberes docentes, tendo em vista a contemporaneidade e a realidade concreta dos alunos e da escola.

Biografia do Autor

Carla Helena Fernandes, Mestrado em Educação UNIVÁS - UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), Mestrado em Educação (2000) pela UCDB - Univerisdade Católica Dom Bosco e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência profissional na Formação de Professores, com atuação em cursos de Graduação (na Licenciatura) e Pós-Graduação, e em programas de formação continuada promovidos por redes públicas estaduais e municipais. Como docente e pesquisadora, se dedica ao estudo e investigação de temáticas relacionadas à formação de professores, educação especial/inclusão escolar e à concepções e práticas pedagógicas. É professora e pesquisadora do Mestrado em Educação da UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre - MG. Participa como pesquisadora dos Grupos: 1) GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Continuada, da Faculdade de Educação da UNICAMP; 2) Grupo de Pesquisa "Educação, Ciência e Aprendizagem" do Mestrado em Educação da UNIVAS e do 3) GEPAQ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente, Avaliação e Qualidade, da mesma instituição.

Downloads

Publicado

11-08-2014

Como Citar

FERNANDES, C. H. Pesquisa e formação profissional continuada: (em) caminhos da educação inclusiva. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 46, p. 04–22, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n46.p04-22. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6710. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.