Aspectos cognitivos em oficina de jogos para a aprendizagem da língua estrangeira

Autores

  • Claudia Ferrareto Lopes
  • Francismara Neves de Oliveira Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n46.p55-75

Palavras-chave:

(Aprendizagem da segunda língua. Jogos de regras. Oficina de jogos. )

Resumo

O artigo apresentado objetivou analisar os aspectos cognitivos, relacionados à aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma, por meio de oficinas de jogos, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Londrina. A base deste estudo é a teoria Piagetiana, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, sob uma perspectiva qualitativa. Duas questões norteadoras se interpõem: qual o papel das oficinas com jogos para a aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma? De que maneira os processos cognitivos se apresentam nas oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês? Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas com jogos nos quais o conteúdo da língua inglesa foi trabalhado. As oficinas possibilitaram a observação e a análise de aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem da segunda língua. Os resultados mostraram que as oficinas promovem a participação dos alunos pois suscitam a ação e produção do sujeito, evidenciam lacunas no conhecimento e propiciam processos de equilibração. Por meio das demandas dos jogos, os sujeitos são convidados à produzir, o que suscita o saber-fazer, bem como refletir sobre suas produções, o que sugere um processo de tomada de consciência.

Downloads

Publicado

11-08-2014

Como Citar

LOPES, C. F.; NEVES DE OLIVEIRA, F. Aspectos cognitivos em oficina de jogos para a aprendizagem da língua estrangeira. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 46, p. 55–75, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n46.p55-75. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6958. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos