SABERES Y MOVIMIENTOS SOCIALES: JUSTICIA EPISTEMOLÓGICA PARA EDUCAR DEMOCRÁTICAMENTE

Autores/as

  • Carlos Riádigos Mosquera Universidade Federal de Viçosa
  • Suzana Martins Esteves Secretaria Municipal de Educação, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p612-627

Palabras clave:

Ecologia epistemológica. Movimentos sociais. Educação. Democracia.

Resumen

La contradicción de querer entender el mundo a partir de posiciones monológicas en los contextos plurales contemporáneos es un problema recurrente en diferentes lugares y momentos, actualmente relacionado con alianzas generadas entre la ciencia moderna y el sistema capitalista. Esto supone importantes conflictos internos en las disciplinas más relacionadas con las humanidades. Estas formas unilaterales de abordar los saberes son, con demasiada frecuencia, reproducidas en diferentes ambientes científicos y educacionales, lo que puede generar estructuras de conocimiento aisladas e ineficientes para entender los desafíos contemporáneos. A través de la reflexión teórica sobre prácticas sociales y educacionales, y con la ayuda de referenciales como la “ecología de los saberes” y la educación democrática, busca profundizar sobre la necesidad de abrir vías de reflexión múltiples e interconectadas, para atender las demandas procesuales y éticas para conocer y educar democráticamente. Así, para la construcción de este tipo de sociedad y educación, es necesario el protagonismo de estructuras de conocimiento en redes abiertas, plurales y permanentemente interrelacionadas, y también la inclusión epistemológica de diferentes saberes para entender y relacionarnos de un modo más justo y democrático con las diferentes culturas y pueblos del planeta. Palabras clave: Ecología Epistemológica. Movimientos Sociales. Educación. Democracia.

Biografía del autor/a

Carlos Riádigos Mosquera, Universidade Federal de Viçosa

É Doutor em Educação, na área de Currículo (2014), na Universidade de A Coruña (UDC), Departamento de Pedagogia e Didática, Galiza, Espanha. Com bolsa AECID (Ministério dos Assuntos Exteriores da Espanha) na modalidade Doutorado-sanduíche em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação, na área de Currículo (2008), na Universidade de A Coruña (UDC), Galiza, Espanha. Com bolsa Maria Barbeito do Estado da Galiza (Espanha). Graduado em Psicopedagogia (2006) e graduado em Educação Física (2004), na Universidade de A Coruña (UDC), Galiza, Espanha. Ambas com bolsas de Iniciação Científica do Ministério da Educação da Espanha. Atuou como docente universitário (2009-2011) na Faculdade de Educação, da Universidade de A Coruña (UDC), Espanha. E investigador/pesquisador (2009 - atual) na área de Educação em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, com trabalho especifico em justiça social, novas tecnologias/redes sociais, movimentos sociais, e análise de material curricular, na Faculdade de Educação da Universidade de A Coruña (UDC), Espanha e na Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como professor no Programa de Mestrado em Educação (2010) da Universidade de A Coruña (UDC), Espanha. Tem experiência profissional como professor universitário, psicopedagogo, professor de escola regular, e monitor de atividades esportivas.

Suzana Martins Esteves, Secretaria Municipal de Educação, Rio de Janeiro

É mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Formação de Professores - UERJ (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Habilitação: Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais e Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos. Atualmente é professora II do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, na modalidade PEJA I (Programa de Educação de Jovens e Adultos), professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e bolsista TAP/CEDERJ (Tutor de Apoio ao professor) da CAPES/UBA - Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Educação como professora e prestação de contas de projetos de pesquisa, com ênfase em Currículo e Cotidiano Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertária, práticas emancipatórias, currículos praticados, cotidiano e cidadania.

Publicado

2016-12-12

Cómo citar

MOSQUERA, C. R.; ESTEVES, S. M. SABERES Y MOVIMIENTOS SOCIALES: JUSTICIA EPISTEMOLÓGICA PARA EDUCAR DEMOCRÁTICAMENTE. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 53, p. 612–627, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n53.p612-627. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10437. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos