Utilização da Sacola Ecológica como Estratégia Didática do Zoológico “Quinzinho de Barros” para a Divulgação Científica em Espaços Não-Formais de Aprendizagem

Autores/as

  • Giselle Cherutti PUC -SP
  • Maria Otília J. M. Mathias PUC -SP
  • Viviane Aparecida Rachid Garcia Prefeitura Municipal de Sorocaba, Zoológico de Sorocaba

Palabras clave:

Divulgação científica. Sacola ecológica. Estratégia de ensino-aprendizagem.

Resumen

O Zoológico de Sorocaba desenvolve vários programas de educação ambiental para escolares e para a formação continuada de professores, sendo uma delas a visita orientada, que consiste na interação entre o público e o monitor durante um passeio pelos setores e bastidores do Zoo. A sacola ecológica é utilizada com a finalidade de mostrar conceitos relacionados à conservação do meio ambiente, preparando os alunos para a visita. Esse trabalho investigou a aplicação da sacola ecológica como estratégia de ensino-aprendizagem para a visita monitorada. Foram acompanhadas duas visitas, com alunos de escola pública com idade entre seis e oito anos. A análise ocorreu por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com o monitor, com alunos e professores que utilizaram previamente a sacola ecológica em sala de aula, e com uma turma que apenas participou da visita no zoológico. Após a coleta dos dados concluiu-se que a sacola ecológica, utilizada atrelada às atividades escolares, é um importante recurso didático no processo de ensino- aprendizagem.

Biografía del autor/a

Giselle Cherutti, PUC -SP

Aluna de Graduação da Faculdade de Ciências Biológicas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Maria Otília J. M. Mathias, PUC -SP

Profª Drª. da Faculdade de Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Viviane Aparecida Rachid Garcia, Prefeitura Municipal de Sorocaba, Zoológico de Sorocaba

Profª Ms. responsável pelo setor de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Publicado

2011-12-09

Cómo citar

CHERUTTI, G.; MATHIAS, M. O. J. M.; GARCIA, V. A. R. Utilização da Sacola Ecológica como Estratégia Didática do Zoológico “Quinzinho de Barros” para a Divulgação Científica em Espaços Não-Formais de Aprendizagem. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 21, n. 37, p. 189–207, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3116. Acesso em: 28 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.