A Educação Estatística na Educação de Jovens e Adultos: a inclusão em atividades letradas

Autores/as

  • Keli Cristina Conti UNICAMP
  • Dione Lucchesi de Carvalho UNICAMP

Palabras clave:

Educação Matemática, Educação Estatística, Letramento Estatístico, Educação de Jovens e Adultos.

Resumen

Este artigo trata do aprofundamento da análise de uma parte do trabalho de campo da pesquisa de mestrado cujo foco de estudo foi o ensino e a aprendizagem de Estatística por alunos jovens e adultos de uma 7.ª série do Ensino Fundamental. A escolha do episódio se deu por avaliarmos que é exemplar para destacar a importância do desenvolvimento de um projeto chamado “estatístico” para a inserção destes estudantes em atividades letradas. Demos destaque ao letramento estatístico estabelecendo interlocução com educadores estatísticos que trabalham nesta perspectiva. Trouxemos também autores que têm embasado nosso aporte teórico-metodológico para as ações de pesquisa. Além disso, vale destacar a contribuição vygotskiana para a compreensão da mediação da professora nas aulas de Matemática nas quais se estava abordando Estatística. É possível afirmar que a produção dos alunos foi além do conhecimento de Matemática e de Estatística e cumpriu o que pretendíamos com relação ao protagonismo daqueles estudantes jovens e adultos e a sua inclusão em atividades letradas.

Biografía del autor/a

Keli Cristina Conti, UNICAMP

Mestre em Educação, com linha de pesquisa Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Unicamp. Teve sua pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Possui graduação em Normal Superior pelo Centro Universitário Herminio Ometto (2004) e Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas de Amparo (1999). Membro do grupo PRAPEM (Pratica Pedagógica em Matemática) e do GdS (Grupo de Sábado) ambos da Unicamp.

Dione Lucchesi de Carvalho, UNICAMP

Possui graduação em Liceanciatura e Bacheralado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, educacao estatística, educação de jovens e adultos, pratica pedagogica e pesquisa em educação matemática.

Cómo citar

CONTI, K. C.; CARVALHO, D. L. de. A Educação Estatística na Educação de Jovens e Adultos: a inclusão em atividades letradas. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 19, n. 33, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3243. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos