Modernismo nos Livros Didáticos de Ensino Médio: que Temas e Textos são Tidos como Fundadores? A que isso se Presta, na Formação do Leitor Escolarizado?
Palabras clave:
Modernismo Brasileiro, Livros Didáticos, Ensino MédioResumen
Partindo de uma perspectiva cultural, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfico-documental. Traz, em primeiro lugar, uma breve síntese a respeito da pesquisa com livros didáticos e sua interrelação com a formação do leitor escolarizado no Brasil; depois, parte para uma brevíssima consideração acerca do que se entende por "moderno" e por "modernismo", passando pela instituição do termo e chegando às vanguardas européias, latino-americanas e brasileiras no século XX; por fim, organiza dados como os temas e subtemas relacionados ao Modernismo Brasileiro que comparecem em quatro livros didáticos contemporâneos, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio, livros estes publicados por grandes grupos editoriais, elencando, também, os textos e os autores abordados (especialmente, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade). Como conclusão, analisa a que se presta o conjunto de temas, subtemas, autores e textos veiculados pelos impressos pedagógicos no processo de formação do leitor escolarizado. Defende, pois, que um livro didático menos previsível talvez fosse um meio de criticar tudo aquilo que reproduz um modelo de identidade – e de educação, verdade e formação – estanque e essencialista.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons