Licenciatura em Computação e Profissionalidade Docente

Autores/as

  • Heloisa Salles Gentil UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • André Luiz Borges Milhomen UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n42.p143-160

Palabras clave:

formação de professores, licenciatura em computação, profissionalidade docente

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar questões relativas à profissionalização e profissionalidade docente no que se refere à Licenciatura em Computação. Neste estudo analisaram-se as matrizes curriculares de dois cursos de Licenciatura em Computação da UNEMAT, a legislação concernente, o contexto em que se inserem esses cursos e as discussões acerca do profissional professor de Computação. As normas que orientam essa formação e as propostas curriculares apresentam contradições: o curso é uma licenciatura, mas a definição do perfil profissional não se restringe à docência; os egressos serão professores da Educação Básica, mas não há esse campo de atuação ou disciplina previsto nos parâmetros que orientam a organização do ensino, exceto no Ensino Médio, em cujos PCNs são previstos conhecimentos, competências e habilidades na área de Informática. Tanto as Diretrizes para Formação de Professores quanto a proposta curricular da Sociedade Brasileira de Computação analisadas mostram-se orientadas pela demanda da sociedade contemporânea de profissionais “flexíveis”, aptos a atuar em mais de um campo de trabalho, dificultando a constituição da profissionalidade docente e o papel dos cursos de formação inicial em sua tarefa de contribuir para a profissionalização da profissão professor.

Biografía del autor/a

Heloisa Salles Gentil, UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Educação. Profesora de Sociologia em licenciaturas na UNEMAT. Pesquisas com ênfase na formação de professores.

André Luiz Borges Milhomen, UNEMAT

Graduado em Licenciatura em computação, professor no curso de Licenciatura em computação na UNEMAT, especialista em Inovações Tecnológicas na Educação.

Publicado

2013-04-12

Cómo citar

GENTIL, H. S.; MILHOMEN, A. L. B. Licenciatura em Computação e Profissionalidade Docente. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 143–160, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p143-160. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5289. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Temas em Debate