Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores

Autores/as

  • Maria José P. M. de Almeida Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Leitura. História e Filosofia da Ciência. Formação Inicial.

Resumen

Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a compreensão do funcionamento de leituras de/sobre história e filosofia da ciência na formação inicial do professor de física. Os procedimentos de ensino, e construção dos dados sustentaram-se, principalmente, em noções da análise de discurso conforme publicações de Eni Orlandi no Brasil. A análise mostrou como licenciandos em física produzem significados ao lerem textos de/sobre história e filosofia da ciência, e como esses licenciandos situam a possibilidade de virem a trabalhar com essa estratégia quando professores. Os resultados apontam para deslocamentos positivos nos conhecimentos e no imaginário dos licenciandos sobre as possibilidades da história e filosofia da ciência. Verificou-se grande diversidade, manifestada por eles nas respostas a questões abertas, com relação a posições que foram chamados a assumir ao responderem essas questões. Diversidade que justifica a necessidade de se trabalhar não apenas com conteúdos de física e de história e filosofia da ciência, mas, também, com as posições dos estudantes nos cursos de Licenciatura.

Biografía del autor/a

Maria José P. M. de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Metodologia de Ensino -Física pela Universidade Estadual de Campinas, Licenciada em Física, Mestre em Psicologia e Doutora em Ciência pela Universidade de São Paulo. É Professora Titular no Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino – gepCE

Publicado

2012-08-03

Cómo citar

ALMEIDA, M. J. P. M. de. Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 26–42, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos