Química e literatura na formação de professores

Autores/as

  • Pedro da Cunha Pinto Neto Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Química e literatura. Formação de professores. Representações.

Resumen

O texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores de química em suas múltiplas dimensões, e o papel das representações sobre a química e a atividade do químico nesta formação. Aborda os processos de difusão dos saberes e das representações sobre a química, tomando como referência a produção literária, especialmente os textos que fazem da química seu tema de fabulação e, do químico, suas personagens. Finalmente, são apresentadas, como exemplos, duas importantes obras literárias do século XIX, mostrando como alguns estereótipos do químico são constituídos e se estabelecem como modelos para representá-lo, especialmente quando se toma a química como uma “ciência de loucos”.

Biografía del autor/a

Pedro da Cunha Pinto Neto, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação, Universidade Estadual de Campinas. Docente da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2012-08-03

Cómo citar

PINTO NETO, P. da C. Química e literatura na formação de professores. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 114–127, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6274. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos