Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área rural

Autores/as

  • Iolene Mesquita Lobato UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Cléria Neri dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n43.p93-107

Palabras clave:

Educação Integral. Novos Saberes. Cultura Local.

Resumen

O presente artigo lança o olhar sobre a realidade escolar de tempo integral no município da zona rural de Iaciara/GO. A investigação percorre o cotidiano escolar e tem como objetivo analisar de que maneira a referida instituição planeja suas atividades (regulares e complementares/oficinas), e se as mesmas são articuladas com as manifestações culturais locais. Os métodos utilizados para a coleta de dados junto aos professores, monitores, pais, gestores e alunos, da instituição, são de natureza qualitativa, como entrevista e aplicação de questionário. Buscam-se as concepções de educação integral e as possibilidades de espaços educativos localizados na área rural. Ao final, percebe-se que os sujeitos participantes reconhecem a ampliação da jornada escolar como importante para o processo de ensino-aprendizagem e que a realidade cultural da região que deve ser contemplada no cotidiano escolar. A investigação revelou a deficiência na formação continuada dos educadores e, consequentemente, certa resistência de vislumbrar no espaço rural, outras possibilidades de espaços educativos.

Biografía del autor/a

Iolene Mesquita Lobato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

graduação em ciências sociais, especialista em história cultural, mestrado em antropologia social, aluna especial do doutorado em sociologia/UFG. Atualmente coordenadora de tutoria do curso de extensão em educação integral/CEPAE/UFG

Cléria Neri dos Santos, Universidade Federal de Goiás

graduada em pedagogia e aluna do curso de especialização em metodologia do ensino fundamental/UFG

Publicado

2013-07-29

Cómo citar

LOBATO, I. M.; SANTOS, C. N. dos. Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área rural. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 23, n. 43, p. 93–107, 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n43.p93-107. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6370. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos