Formação Sindical e Coesão Institucional na CUT

Autores/as

  • Vagner Luís da Silva USP

Palabras clave:

CUT, sindicato, formação sindical, relação institucional.

Resumen

Em vista da centralidade crescente que a área de Educação toma no mundo contemporâneo, é pertinente explorar os variados momentos em que se apresenta. Assim, esse artigo procura evidenciar um tema nem sempre lembrado nas pesquisas do gênero: a formação sindical como instrumento de unidade institucional. A preocupação central, aqui, é explorar os limites da coesão institucional da CUT com uma amostra de sua base de filiados. O foco empírico incide sobre a formação sindical. Mais propriamente na forma como a CUT, utilizando de seu projeto formativo, procura difundir um padrão de comportamento e, por conseqüência, como os sindicatos absorvem tal padrão.

Biografía del autor/a

Vagner Luís da Silva, USP

Formado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2007-10-01

Cómo citar

SILVA, V. L. da. Formação Sindical e Coesão Institucional na CUT. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 14, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/710. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos