Describiendo la Corporeidad: implicaciones educativas a partir de la ginga* del brasileño en el fútbol y en la danza

Autores/as

  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Barbosa Schulze Universidade Federal da Paraíba
  • Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n46.p97-119

Palabras clave:

Educación. Corporeidad. Movimiento.

Resumen

El presente estudio describe la corporeidad, a partir de su signo, la ginga. Ginga como modo perceptivo y expresivo del sujeto cultural de relacionarse con el entorno brasileño. Se trata de una investigación descriptiva, de abordaje cualitativo, de tipo documental, cuya técnica de recolecta de datos se dio por medio de recortes fotográficos (cuadro a cuadro) extraídos de dos situaciones videográficas distintas: drible en el fútbol y el hechizo en la danza. Se caracterizó como cuestión guía del estudio: ¿Cuáles son las implicaciones educativas derivadas de la ginga brasileña en el fútbol y en la danza? Los dos gestos descritos fueron: en el fútbol, el drible de Robinho (Brasil x Ecuador, Maracanã/RJ, 2007) y en la danza, una performance de Antônio Nóbrega en el espectáculo Lunário Perpétuo (2003). El análisis del movimiento se dio a partir del análisis del movimiento según Laban (LMA), con sus factores de movimiento (tiempo, espacio, peso y flujo). Los resultados evidencian que el gingado brasileño puede desdoblarse en implicaciones pedagógicas en términos de una educación sensorial y multicultural. * en portugués: ginga significa el balance, la cadencia, el meneo del cuerpo de un lado para el otro; el ritmo con vigor, fuerza y energía.

Biografía del autor/a

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Prof. Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- PPGE), com projetos relacionados ao Jogo e aprendizagem; Ensino e Educação/saúde integrativas. Dentre os muitos artigos, capítulos e livros destaca: O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade (2011).

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando (educação popular) e Mestre (políticas educacionais) em Educação, graduado em Educação Artística e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC - Centro de Ciências da Saúde/UFPB). Dedica-se à pesquisas na área da Arte, Educação e Cultura, aprofundando-se em estudos voltados à arte-educação; cultura popular; educação física (escolar); cinema e educação; e pedagogia do movimento, enfatizando a ação comunicativa corporal nos diversificados contextos pedagógicos. Atualmente compõe o quadro docente do Departamento de Educação Física (DEF/UFPB) e também do Departamento de Pedagogia (modalidade à distância/UFPB).

Guilherme Barbosa Schulze, Universidade Federal da Paraíba

Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba onde coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico (NEPCênico). Atua na área de dança, videodança e teatro, com ênfase em processos de criação coreográfica, análise do movimento, interfaces com as novas tecnologias e pesquisa em videodança. Atualmente suas atividades incluem a direção do espetáculo teatral Estórias com o Grupo Engenho Imaginário, a direção coreográfica do espetáculo de dança Axial com a Lunay, a coordenação do projeto de pesquisa PIBIC-UFPB Dança em 2D: dimensões analíticas e criativas e o Grupo de Videodança ContemDança 2 através do qual assina diversas produções como diretor e editor. É graduado em Música pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Especialista em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Doutor em Estudos da Dança pela Universidade de Surrey - Inglaterra.

Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Educação Física - UFPB (2006). Especialização em Educação Física Escolar - CINTEP (2009). Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Corporeidade (GEPEC/UFPB). Líder do Grupo de Estudo em Análise do Movimento (GEAM). Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Estuda e investiga o jogo e esporte na perspectiva da Praxiologia Motriz de Parlebás, da Analítica-Existencial de Gomes-da-Silva e da Semiótica de Charles Peirce. Atua na educação física escolar, nos processos de ensino-aprendizagem, comunicação e cognição no jogo, recreação e lazer.

Publicado

2014-08-11

Cómo citar

GOMES-DA-SILVA, P. N.; ANTÉRIO, D.; SCHULZE, G. B.; SOUSA CRUZ, R. W. de. Describiendo la Corporeidad: implicaciones educativas a partir de la ginga* del brasileño en el fútbol y en la danza. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 46, p. 97–119, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n46.p97-119. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/7337. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos