Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica

Autores/as

  • Tatiana Galieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278

Palabras clave:

Educação em Ciências, Análise de Discurso, livro didático, texto de divulgação científica, formações discursivas

Resumen

Na área de Educação em Ciências, a Análise de Discurso de linha francesa tem sido utilizada como referencial teórico e metodológico em pesquisas sobre linguagem. Dentre essas, percebemos que o foco sobre textos escritos está geralmente relacionado ao seu funcionamento em situações didáticas na sala de aula de ciências. Buscando contribuir para a ampliação do escopo de pesquisas filiadas aos estudos do discurso, é apresentado um exercício de análise de textos de um livro didático de ciências e de uma revista de divulgação científica utilizando a Análise de Discurso como base teórica para a elaboração de um dispositivo analítico que se divide em três etapas: seleção do corpus, descrição do corpus e interpretação do objeto discursivo buscando caracterizar dois gêneros textuais específicos relacionados a diferentes formações discursivas. Os resultados mostram que os textos do livro didático e de divulgação científica são atravessados por diferentes formações discursivas que se remetem aos discursos da ciência, do cotidiano e do ensino de ciências.

Biografía del autor/a

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Adjunta do Departamento de Ciências, Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

GALIETA, T. Textos relacionados à Educação em Ciências: caracterizando formações discursivas de livros didáticos e da divulgação científica. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 264–278, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p264-278. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8448. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos